cadeado Área Restrita

Publicidade

Responsabilidade Social

Educandário Romão de Mattos Duarte

O Educandário é uma obra social voltada para o desenvolvimento físico, mental e educacional das crianças aqui atendidas. Seu objetivo principal é resguardar crianças que estejam em situação de risco social, a fim de proporcionar, prioritariamente, a reintegração familiar ou a sua inserção em família substituta. O Educandário possui um programa de adoção permanente, de acordo com as normas legais.

Nosso público alvo é a criança abrigada, de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 14 anos de idade, advinda da Vara da Infância, da Juventude e dos Conselhos Tutelares.

Atualmente o Romão Duarte possui estrutura para atender a 400 crianças em regime de abrigo. Uma equipe técnica multidisciplinar proporciona o melhor atendimento possível, viabilizando um desenvolvimento saudável para os menores. O atendimento a criança e a família visando à reintegração são realizados por profissionais qualificados, com instrumentos de acompanhamento e avaliação.

Além do abrigo, o Romão Duarte mantém uma creche popular com capacidade de atender a 100 crianças de 3 meses a 06 anos de idade. A creche é utilizada por crianças recebidas através do convênio com a Prefeitura, da comunidade ao redor e pelos filhos de funcionários.

A partir dos 04 anos de idade todas as crianças frequentam a Escola Municipal Romão de Mattos Duarte. A estrutura de ensino vai do Maternal ao 1º Grau, atendendo crianças até 14 anos de idade.


Local de Atuação:
Rua Paulo VI nº 60 - Flamengo Tel: 21 2558-7961 / 2558-6194 Supervisora: SÔNIA

Convênios:
Santa Casa de Misericórdia.

Conselho Tutelar:
As crianças são encaminhadas pelas autoridades da Infância, e trazidas pelos próprios parentes para adoção ou mesmo uma creche, são também crianças abandonadas nas ruas.

Romão Duarte tem unidades em:
Rio de Janeiro

Estrutura / Instalações
O Educandário Romão Duarte é uma instituição sem fins lucrativos que abriga crianças e 0 a 6 anos que foram destituídas do poder familiar por encontrarem em risco social e aguardam sua recolocação no seu familiar.De segunda a sexta a casa abre suas portas e recebe crianças em sua creche popular com o intuito de dar assistência aos responsáveis que necessitam desta ajuda para trabalhar.

A Instituição pertence à Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro que ajuda a cidade em diversos setores a mais de 429 anos. Em seu site o provedor da casa o Dr.Dahas Zarur afirma que através dos séculos, tornou-se a instituição símbolo da caridade no Brasil. O serviço filantrópico oferecido no cenário brasileiro desde a fundação da Cidade do Rio de Janeiro.

Pessoas Responsáveis Qualificação:
148 pessoas entre elas: Assistente Social, Dentista, Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonodiologa, Médicos, Nutricionista, Pedagogos, Secretárias, Recepcionista, Almoxarifado, Operador de Caldeira, Eletricista, Motorista, Porteiro, Costureira, Cozinheiros, Pintor, Pedreiro, Marceneiro, Bombeiro hidráulico. (Hoje só há 6 funcionários, pois há 5 meses os mesmos não recebem salário da Santa Casa e Prefeitura).

Quantidade de crianças:
Estrutura para 400 crianças entre 0 a 14 anos, Mas no momento só está abrigando 30, por falta de funcionários.

Atividades:
Todas as atividades são realizadas fora da instituição casa, ou seja, escola publica.

Necessidades:
Leite Nam Soy, Bico de mamadeira, Shampoo, creme de pentear, sabonete, fraldas, papel higiênico, material de limpeza, tecido para lençol e colcha, toalha de banho, ventilador, computadores.

Coleta de doações:
Um carro.

Publicidade