cadeado Área Restrita

Publicidade

Responsabilidade Social

Obra Social Dona Meca

A Obra Social Dona Meca é uma instituição de caráter filantrópico e sobrevive da boa vontade e solidariedade de organizações e pessoas que colaboram com doações. Atualmente, atendemos gratuitamente mais de 30 crianças com deficiência. Nosso procedimento para ingresso na Instituição é feito através de um criterioso processo de triagem, avaliação social familiar e posterior encaminhamento à terapia. O trabalho desenvolvido é baseado no envolvimento familiar, oportunizando a criança sua inclusão social e garantindo seus direitos básicos à saúde e à alimentação.

Local de Atuação:
R. Gazeta da Noite, 302 – Taquara - Tel.: (21) 2446-3674 Supervisora: SANDRA.

Convênios:
Casa da Moeda, SUS, Fia e HSBC.

Conselho Tutelar:
A fundação da Casa Lar Dona Meca, a proposta é o acolhimento de crianças com deficiência em situação de vulnerabilidade social. Estas crianças são encaminhadas de diversas formas: através do Conselho Tutelar, das varas de família ou mesmo quando um hospital / maternidade nos solicita uma vaga por conta do abandono ou despreparo das famílias em receber uma criança com tantas necessidades.

Casa Lar Dona Meca tem unidades em:
Rio de Janeiro.

Estrutura / Instalações
Sede própria, com 1018m² de área construída, constituída por: recepção, 19 salas de terapias, 5 salas para os setores administrativos, cozinha, refeitório, depósito, brinquedoteka.

Pessoas Responsáveis Qualificação:
59 funcionários contratados (OSDM + Casa Lar Dona Meca), 23 estagiários e 80 voluntários.

Quantidade de crianças:
30 crianças, com idade entre um e doze anos. Todas com deficiência mental e física.

Atividades:
Promover a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência reconhecendo-as como seres integrais, favorecendo o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e a inclusão na sociedade. Fisioterapia Motora, Fisioterapia Respiratória, Hidroterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicomotricidade Motora, Psicomotricidade Aquática, Neuropediatria, Dançaterapia, Serviço Social, Natação, Dança, Capoeira, Basquete, Vôlei, Futsal, Tênis de Mesa.

Necessidades:
Carrinho de bebê, cadeira de rodas, inaladores, leite, Alimentação, fraldas, roupas, medicamentos, material de limpeza e higiene, ventiladores, brinquedos. Necessidade de fazer uma área de lazer: cimento, tijolo, tela.

Coleta de doações:
Uma Kombi.

– Necessitamos de voluntários de várias áreas profissionais, em especial na área de saúde. Também precisamos de voluntários que não possuam uma formação específica, mas que tenham o desejo de colaborar em tarefas como atendimento ao público, recepção, eventos, cantina, preparo da alimentação e limpeza.

Além da ajuda do voluntariado, a Instituição também recebe doações e desenvolve eventos beneficentes para a arrecadação de fundos para a casa. Durante todo o ano, são enviadas doações de brinquedos, fraldas descartáveis, alimentos, roupas e calçados, material de higiene pessoal e de limpeza, material de escritório, móveis, equipamentos e material utilizado para reciclagem. Um dos projetos da Obra Social Dona Meca é o Programa de Mãos Dadas, que tem como objetivo conseguir a ajuda financeira de pessoas e instituições por meio de um carnê ou boleto bancário. Nesse programa, o doador pode colaborar com a quantia que quiser, durante os doze meses do ano.

Publicidade