cadeado Área Restrita

Publicidade

Responsabilidade Social

Lar Fabiano de Cristo

50 Anos na Promoção da Família em situação de miséria
O Lar Fabiano de Cristo foi fundado em 1958, a partir da ideia inovadora de Carlos Torres Pastorino que reuniu outros beneméritos em torno de uma proposta que pudesse beneficiar a infância carente e desvalido. Deste momento, participaram pessoas afinadas com os ideais propostos, entre outros, Francisco Cândido Xavier, Divaldo Pereira Franco, Jorge Andréa dos Santos, José Hermógenes de Andrade Filho, e Jaime Rolemberg de Lima, o grande realizador da Obra de Fabiano.

Inovação já se configurava como uma das características principais da Obra de Fabiano, traço este que se incorporaria ao trabalho posterior graças e um permanente esforço de atualização.

"Acolher de 0 a 12 crianças em casas, onde ficariam aos cuidados de pais de adoção que pudessem dispensar-lhes atenções individualizadas, como se filhos fossem, foi a proposta inicial".

Jaime Rolemberg de Lima, incansável articulador pelo sucesso do Lar Fabiano de Cristo, zelou pela preservação dos primeiros ideais e cuidou para assegurar recursos que os viabilizassem.

A Obra precisava assegurar a sua sustentabilidade.

Local de Atuação:
Rua das Verbenas, 223 - Vila Valqueire - Rio de Janeiro/RJ CEP: 21330-430. Telefone: 21-3340.4087 Supervisora: Mª LUZIA M. DO NASCIMENTO.

Convênios:
CAPEMISA, As necessidades crescentes geram ações mais efetivas.

Conselho Tutelar:
As crianças somente são aceitas encaminhadas pela justiça, conselho tutelar e Vara da Infância.

O Lar Fabiano de Cristo tem unidades em:
Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Ceará, Brasília, Espírito Santos, Goiânia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo

Estrutura / Instalações
O Lar Fabiano de Cristo está estruturado, não como um conjunto de funções e sim, como um conjunto de processos, privilegiando a qualidade.

Como um conjunto de atividades que recebem insumos, transformando-os de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com valor agregado.
- Os Processos de Gestão, que são executados para orientar e coordenar as atividades dos demais processos,
- Os Processos Finalisticos, que são aqueles cujos resultados dizem respeito à razão de ser da Instituição.

Pessoas Responsáveis Qualificação:
26 pessoas entre elas: Psicólogos, administradores, Pedagoga, Assistente Social, Professores, Médicos, Dentistas, Orientadores Educacionais, Cozinheira, Faxineiras, etc.

Quantidade de crianças:
20 – idades de 0 a 12 anos meninas e meninos

Atividades:
Plano de Qualidade de Vida, Cidadania - Educação - Saúde - Profissionalização – Valores - Moradia - Artes – Musica e Integração com a família.

Necessidades:
No momento: máquina de lavar e ar condicionado, cimento, tinta para pintura e tela para fechar o parquinho.

Coleta de doações:
Uma Kombi para coleta

Programa Aprendiz Integral
O Projeto Aprendiz Integral é entre o Lar Fabiano de Cristo e algumas instituições para dar oportunidade de capacitação e inserção no mercado de trabalho.

Programa de Orientação Sociofamiliar
• Apoio às Necessidades Básicas
• Cidadania
• Educação e Acompanhamento Social

Programa de Apoio Socioeducativo
• Educação Infantil
• Desenvolvimento Lúdico e Infantil
• Desenvolvimento Criativo e Complementação Escolar
• Profissionalização

Projeto Pedagógico
Em formato Clubinho, com metodologia dinâmica, participativa e aberta, Seu principal eixo teórico baseia-se na educomunicação (educando pela mídia e para a mídia), numa perspectiva transformadora, comunicacional, ecológica e cultural. Baseados em valores humanos para a formação da cidadania, são desenvolvidos desde 1999, ano de sua criação.

O Projeto cria e produz programa infantil de TV, revistas em quadrinhos, site, livros, dicas de atividades para educadores e DVD.

Projeto Esporte
O estímulo ao esporte é uma das estratégias utilizadas para atrair e manter crianças a partir dos sete anos de idade e adolescentes até os 12 anos vinculados ao processo educacional nas Unidades de Promoção Integral.

Desafio enfrentado, 6780 crianças e adolescentes participaram das turmas de Desenvolvimento Criativo & Complementação Escolar e também de Oficinas Criativas que incluem projetos esportivos.

A atividade física, inicialmente apenas recreativa, ganhou nova identidade com a descoberta de talentos e a prática constante, disciplinadora e inclusiva.

O trabalho dedicado e especializado de voluntários, funcionários e prestadores de serviço foi decisivo para que os times se transformassem em equipes com expressivos resultados.

Publicidade