Publicidade

Notícias

Geral - 12/01/2022
Emirados Árabes estão na mira de órgão contra lavagem de dinheiro

Os Emirados Árabes Unidos correm um risco maior de ser colocado em uma lista global de países sujeitos a mais supervisão por deficiências no combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, mesmo depois de um recente impulso do governo para eliminar transações ilícitas.

A Força-Tarefa de Ação Financeira está inclinada a adicionar os Emirados Árabes Unidos à sua “lista cinza” no início deste ano, uma das duas classificações usadas pelo órgão intergovernamental para nações determinadas como tendo “deficiências estratégicas”, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Caso o GAFI aprovar a designação, ela estaria entre as etapas mais significativas nas três décadas de história do grupo com sede em Paris, dada a posição dos Emirados Árabes Unidos como o principal centro financeiro do Oriente Médio. O GAFI atualmente coloca 23 países - incluindo Albânia, Síria e Sudão do Sul - sob escrutínio mais minucioso, com apenas o Irã e a Coreia do Norte em sua "lista negra" de maior risco.

Os Emirados Árabes Unidos apresentaram um relatório ao GAFI em novembro, mas não alcançaram muitos dos limites necessários para ficar de fora da lista cinza, disseram as pessoas. O grupo deve tomar uma decisão em uma reunião plenária marcada para o final de fevereiro. Ainda há várias oportunidades para as autoridades dos Emirados apresentarem seus argumentos à FATF, inclusive durante uma viagem planejada a Paris nas próximas semanas, disseram eles.

“Estamos levando isso muito a sério, tendo feito parceria com especialistas altamente qualificados e experientes com um histórico de cumprimento das melhores práticas e padrões internacionais”, Hamid Al Zaabi, diretor-geral do Escritório Executivo dos Emirados Árabes Unidos para Combate à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Terrorismo Financiamento.

“Os Emirados Árabes Unidos estão totalmente empenhados em defender a integridade do sistema financeiro internacional, o que inclui trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros em todo o mundo para combater o crime financeiro”, disse ele.


fonte: Yahoo Finanças 
acesse a matéria completa em: https://br.noticias.yahoo.com/emirados-arabes-estao-na-mira-de-orgao-contra-lavagem-de-dinheiro-155351340.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAAknTJLk1odSdJId8wPsQioRF4EVCuVZ5n46NSB5qaZAAQzrw2MKlUzmD7kd4-4KeIqCoF3jUP6O376gpYkS8enF-nxxsLgYgWuN7Azl7Fp3ieQqmXRUSJ0rRQhBDRyuNk246v4dFlMsKTBDM7OXn9zJLxUskzi7VHwg26ji1z61

 

Publicidade